Como Proceder se o seu Pokémon NÃO tem Imagens


Mesmo com todo os avanços do anime e dos jogos, hoje me dia ainda existem muitos (muitos mesmo) Pokémons que não tem uma imagem de algum movimento que seja útil ou o que você está precisando. Alguns chegam a não ter nenhum movimento em nenhum tipo de "mídia": Mangá, Anime ou Games.
Por isso, resolvi criar esta página, para ajudar aqueles que estão passando por este probleminha. E não nego, a ideia veio de uma fanfic que eu venho acompanhando ultimamente, a Pokémon XY Fanfic, portanto, todos os créditos vão para quem teve esta ideia.

Muito bem. Todos aqui devem conhecer os Ataques Multi-Pokémon (desta vez ideia minha), que criei há muito tempo para suprir esse mesmo problema de falta de imagens, não é? Pois é, só que há um grande problema com esses ataques. Eles podem justamente ser utilizados por qualquer pokémon por não possuírem nenhum pokémon na imagem, apenas a força do golpe, a energia da natureza em ação, como os exemplos a seguir:

 
 

Logo, a utilização muito constante dos Ataques Multi-Pokémon torna-se inviável esteticamente, pois utilizar muitas imagens de golpes, sem que os usuários apareçam não fica muito "agradável".

Então a ideia revolucionária que eu, como já disse anteriormente, vi em um blog de fanfic, foi a de utilizar a artwork dos pokémons para fazer uma montagem em imagens de ataques (com ou sem usuário), de modo parecer que é realmente aquele pokémon que está usando o golpe. Confiram os exemplos das montagens:


É ÓBVIO que as imagens não ficam tão "reais" quanto as do anime, mas dependendo do seu nível em criar montagens, as suas criações vão ficando melhores.
Eu, por exemplo, não me considero um "profissional", mas sei bastante coisa. Por isso, se você não sabe, deixarei aqui nesta página um tutorial para aprender a fazer de um modo bem simples, suas montagens!!!

MÉTODO 1 — Usando o PhotoFiltre 7

O PhotoFiltre (que pode ser baixado aqui) é um programa para edição de imagens bem completo se comparado a outros mais simples, mas está mais focado para a edição "técnica" de uma imagem, não a aplicação de efeitos  em fotos como pode ser feito com o PhotoScape, por exemplo.

A princípio ele pode ser chatinho e complicado, mas com o tempo, podemos perceber que é bem fácil de se usar. E se você quiser fazer as suas próprias montagem com ele, é só seguir o tutorial que você vai conseguir fazer tudo direitinho.

1 - Conseguindo as Imagens e Abrindo-as:

Escolha a imagem de um movimento que você quiser que o seu Pokémon tenha. Eu, para este tutorial escolherei a de um Magnet Bomb voando em direção a um Bullet Seed. Confiram abaixo:
Após conseguir a imagem do movimento que quiser, abra o PhotoFiltre e pressiona as teclas Ctrl+O (ao mesmo tempo) e verá que uma janelinha se abrirá. 
Esta janelinha mostrará as pastas e subpastas de seu computador. Basta você procurar o lugar onde salvou a imagem e clicar em cima dela, selecionando-a. Depois disso, clique em abrir.
PS: Clicando em uma imagem e depois segurando a tecla Ctrl enquanto seleciona as outras faz com que você selecione mais de um arquivo ao mesmo tempo, podendo abrir vários de uma só vez.
Mas para simplificar nosso tutorial vamos abrir só uma.
Feito isso, a sua imagem irá aparecer diretamente no programa, como mostrado acima e o que você precisa fazer agora é achar uma artwork pro pokémon que quer usar na imagem. Eu recomendaria procurar no Google, mas é muito trabalhoso, então tenho aqui uma opção muito mais fácil:  O Bulbagarden Archives.
Acesse o Link: http://archives.bulbagarden.net/wiki/Category:Charizard
Verás que aqui temos imagens só do Charizard, certo? Mas não se preocupe, pois vou ensinar como achar o seu pokémon. Tudo o que tem que fazer é trocar a palavra "Charizard" na URL pelo nome (escrito corretamente) do seu pokémon e dar enter.
No meu caso eu quero um... Vejamos... Um Magneton. Confiram na imagem:
PS: Ignorem as tarjas vermelhas. O que quero que vejam é a mínima mudança na URL (tarja azul) que fez com que o pokémon que aparecesse fosse o Magneton.
Feito isso, ache a artwork que mais lhe agrada. Para a confecção das montagens você não precisa abrir as artworks, mas baixá-las pro seu PC do mesmo jeito que elas estão dispostas na página do Bulbagarden (a não ser que o tamanho seja pequeno. Neste caso clique sobre a artwork q quiser e aparecerá um tamanho maior pra poder salvar).
Assim, clique com o direito sobre a imagem que você desejar (no meu caso eu quero) a segunda, e clique em salvar como. Se você possui o Windows XP, clique em copiar e depois colar na sua área de trabalho ou na pasta que desejar. Enfim, é o processo básico de salvar imagens.
Após ter a artwork no seu PC, tudo o que você tem que fazer é abri-la no PhotoFiltre. Mas Atenção: Queremos que a artwork abra sobre a imagem do movimento que você escolheu, e não separadamente, por isso NÃO usaremos o Ctrl+O que foi usado anteriormente. Desta vez vamos no menu superior do programa e clicamos em Layer > New > Open as layer.
A mesma janelinha de antes irá se abrir, só que dessa vez você precisa localizar a artwork do seu pokémon. Abra e verá que a artwork ficou "em cima" do movimento.

2 - Editando em Camadas (Layers):

A primeira coisa a se fazer é arrastar a imagem do pokémon pro lugar onde você quer que ele fique na imagem. Para isso, verifique se a ferramenta na imagem abaixo está selecionada e se a imagem selecionada é a correta, como na imagem abaixo:
A imagem que vamos trabalhar é a "Layer 1", que corresponde ao Magneton, mas este número pode mudar dependendo da quantidade de imagens sobrepostas que você estiver editando. No nosso caso é uma só, portanto, verifique se a sua está como na imagem acima.
Caso não esteja igual, verifique no menu ao lado da imagem aberta (como na imagem abaixo), o "Menu de Camadas" se a camada selecionada (em laranja) é a Layer 1, que corresponde a artwork do seu pokémon ou o Background, que corresponde à imagem de fundo, ou seja, o movimento. Clique em cima da camada que você quer trabalhar neste menu para selecioná-la (tem que ficar laranja). No nosso caso, como já dito antes, é a Layer 1.
Após selecionada a camada que você quer, tudo o que terá que fazer agora é "arrastar" o pokémon, clicando exatamente em cima dele e puxando pro lugar que você quer que ele fique. No meu caso, quero que o Magneton fique no canto inferior esquerdo, tapando o Bullet Seed da imagem.
Mas note que o Pokémon ficou muito grande!! Tudo o que tem que fazer agora é clicar sobre o pokémon com o botão direito (lembrando que a camada precisa estar selecionada).
Tendo clicado com o direito sobre a Layer 1, em seguida clique em Redim Layer. Perceba que uma nova seleção surgirá em cima do pokémon, e tudo o que você tem que fazer agora é arrastar os quadradinhos nas pontas da seleção "pra dentro". Se arrasar para fora, sua imagem irá se expandir. Tendo redimensionado seu Pokémon, arraste normalmente ele pro lugar que você quer, posicionando-o certinho e então clique novamente com o direito sobre o pokémon, clicando em "Validate" (Ou "Cancel", caso o tamanho não tenha ficado agradável e queira redimensionar o Pokémon novamente).
Lembre que "Preserve Aspect Ratio" deve estar marcado com um simbolo parecido com a letra V cujo nome eu não sei, mas serve pra indicar "O.K.".
Se Este Símbolo não estiver aparecendo, é só clicar em cima da frase (Preserve Aspect Ratio) para que ele apareça e então repetir o processo: clicar com o direito sobre o pokémon e então em Validate.
E PARABÉNS! Sua primeira montagem no PhotoFiltre está pronta!

3 - Aplicando Filtros (Opcional):

Mas se você quiser adicionar mais detalhes para fazer parecer mais real, é só selecionar a Layer, clicar em "Filter" no menu lá de cima e depois vá em Color.


As opções mais viáveis que você terá para este tutorial serão:

Grayscale - Fará com que o pokémon fique "cinza" naquele efeito que vulgarmente chamamos de preto e branco.
Sepia - Fará com que o pokémon fique em um tom escuro, como aqueles de fotos antigas.
Hue Variation - Fará com que o pokémon "mude de cor" e você ir mudando as opções de cores ao arrastar uma barrinha que aparecerá ao clicar nesta opção.
Revive Colors - Clicando aqui, as cores do seu pokémon ficarão mais vivas.
Tarnish Colors - Clicando aqui, as cores do seu pokémon ficarão mais escuras.
Night Effect & Sunset Effect - Este filtro serve para dar a sensação de que a imagem selecionada (no caso o pokémon) está na noite ou no pôr-do-sol, respectivamente.
Colorize - Mudará automaticamente a cor do pokémon (você poderá escolher entre as opções mais básicas que são Blue (Azul), Green (Verde), Red (Vermelho), Purple (Roxo) e Yellow (Amarelo). É a mesma cois que o "Hue Variation", só que você não tem uma variação tão grande aqui como tem lá.

Escolha uma dessas opções (somente estas listadas no tutorial) e mãos à obra. Após terminar, clique em File > Save as... e salve nas configurações que você quiser. Recomendo salvar em .png pois a qualidade da imagem fica melhor do que em outros formatos.

Agora dá só uma olhada na minha imagem: Eu escolhi Colorize (Blue) e depois Revive Colors e olha só como ficou:


Não ficou muito boa, mas foi só pra exemplificar o uso do programa. Espero que tenham gostado e se não entenderam a explicação, deixe um comentário que eu tento ajudar, se for possível, blz? ;)

Método 2 - Usando o Paint

(Em Breve...)

8 comentários:

  1. Eu também já fiz isso para minha Fanfic, mas no meu caso eu pegava os ataques de outros Pokémons, e não dessas. Por exemplo, eu queria um Espeon usando Toxic e Dazzling Gleam:

    Originais:
    http://cdn.bulbagarden.net/upload/thumb/c/c8/Dazzling_Gleam.png/300px-Dazzling_Gleam.png
    http://cdn.bulbagarden.net/upload/thumb/1/17/Garbodor_Toxic.png/800px-Garbodor_Toxic.png
    http://cdn.bulbagarden.net/upload/c/c3/Anabel_Espeon_Zap_Cannon.png
    http://fc04.deviantart.net/fs13/i/2007/075/9/9/Espeon_by_Thunderwest.png

    Como ficaram:

    http://3.bp.blogspot.com/-0Dz3_E1mZy4/U_4Npe5kZBI/AAAAAAAAAyc/KioIaJQlb5c/s1600/dazzling%2Bgleam.png
    http://4.bp.blogspot.com/-hPlHJjzdEuA/U_4XALSYqcI/AAAAAAAAAys/eVbBl_Hjapc/s1600/t%C3%B3xico%2B2.png

    No meu caso eu usei o programa online Pixlr.com ... Mas a ideia dessa fanfic aí também é boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa imagem do Bergmite usando Icicle Spear foi colocado em cima da do Shellder :P
      http://2.bp.blogspot.com/-yXKYncAcOm0/VJMpJEa0E5I/AAAAAAAAK9g/2QnOgu2jQvA/s1600/Bergmite_Icicle_Spear.png

      PS: Não uso o Pixlr pra isso, pq não entendo da edição de camadas lá, mas se for pra editar outras coisas eu também o uso.

      Excluir
  2. Agradeço bastante pelo tutorial, ajudou bastante. Mas tenho uma dúvida. Nos ataques, tipo "hyper beam", "ice beam", etc. a boca dos Pokémons fica ao lado do próprio ataque e não dentro da boca. Existe alguma forma de tornar este tipo de ataques mais reais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é mais complicado, especialmente porque edição de imagens é um negócio complicado. Essa eu fico devendo pras vcs.

      Excluir

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.